De acordo com especialistas, as tendências mais recentes de marketing mostram que para vender melhor é preciso servir. Os consumidores buscam hoje conveniência, praticidade, rapidez, preço, ecologia e ferramentas (online e offline) com ajuda e informação relevante. Isto significa que as marcas precisam criar “mordomias” e formas de auxiliar seus consumidores em suas rotinas e estilos de vida. O inverso do que acontecia antes, onde a marca tentava persuadir o consumidor com um modelo de lifestyle pré-estabelecido. Morre a ideia de divulgação impositiva e nasce o conceito de auxílio e suporte ao consumidor. Esta subserviência da marca é uma ferramenta poderosa nos dias de hoje para atrair fidelidade, de acordo com os estudos mais recentes a respeito do comportamento de consumo dos indivíduos.
A revista VOGUE lançou recentemente o Vogue.stylist, um aplicativo para i phone onde estão disponíveis várias tendências da estação, com diversos looks relacionados. A usuária escolhe os seus favoritos e ao clicar na peça pode ver detalhes como preço e onde comprar. Além disso, também pode fazer upload de suas próprias peças e, com o auxílio do aplicativo, checar os itens que estão faltando no seu guarda-roupa para ficar up-to-date. Ótimo exemplo de serviço relevante à disposição do consumidor.
Mas você deve estar se perguntando como agregar serviços e mordomias à venda de seu produto ou serviço sem que isso onere o seu preço final. Não há mágica. A solução é buscar alternativas criativas para atender a esta necessidade vigente e uma delas é a parceria. Procure marcas que trabalhem no mesmo segmento e unam-se mimando seus clientes em comum.
ORIGEM DA FOTO: Wall Street Journal
segunda-feira, 26 de abril de 2010
SERVIR PARA VENDER MAIS
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