sábado, 17 de abril de 2010

COMPRA: UM ATO DE URGÊNCIA


Uma das formas de despertar desejo no consumidor é criar urgência na compra de um produto. Quem nunca escutou a vendedora da loja dizer "esta é a última peça, não posso garantir que quando você voltar ela ainda estará aqui" ? De tanto ser dita, esta frase foi perdendo o efeito, tornando-se quase irritante. Mas a necessidade de causar urgência, de despertar uma espécie de stress consumista continua sendo uma tática utilizada pelo comércio para estimular as vendas. Na compra de qualquer supérfluo, se pensarmos muito desistimos de abrir a carteira.
Isso me fez pensar nas pop up stores, aqueles pontos de venda que aparecem subitamente e tem prazo de validade para fechar. Não seriam elas uma espécie de substitutas deste clichê dos vendedores ? A pop up store cria exatamente esta necessidade súbita, urgente, de adquirir um produto que daqui a alguns dias não estará mais lá. E diria mais, este tipo de estratégia, além de incrementar as vendas, tem outras consequências positivas. A publicidade espontânea é uma delas. Muitas grifes começaram a perceber que investir numa boutique-bus ou num container no meio de uma praça pública pode custar menos e gerar muito mais mídia do que o espaço publicitário comprado com aquela mesma verba.

ORIGEM DA FOTO: sites. google.com

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