domingo, 11 de abril de 2010

HIPNOSE FASHION



Numa espécie de auto-conhecimento fashion, os estilistas tem olhado para suas próprias criações do passado como fonte de inspiração. Nesta volta às raízes, eles minimizam o risco de desfocar o dna da marca e ressuscitam hits na esperança de vê-los bombar novamente. Nos desfiles de inverno que acabamos de assitir no hemisfério norte, Miuccia Prada mostrou influências dos seus anos 90, Marc Jacobs se inspirou no visual clássico de seu inverno 2002 e Karl Lagerfeld revisitou o inverno 2001 da grife. Isto só para citar alguns. Leia a matéria completa no style.com.
Este olhar para o próprio passado não é inédito, mas a sensação que se tem é que os designers estão deixando estas referências, propositalmente, cada vez mais claras. Como se esta volta no tempo ativasse um link emocional com seus clientes. É como ouvir uma música de sua infância regravada por um artista moderninho. Não mexe com a gente ? Não dá vontade de sair correndo para comprar o cd ?
Nasci nos anos 70, mas para o mundo da moda nasci mesmo nos anos 80. Impossível ver uma sandália de plástico furadinha (a primeira que tive comprei no Cantão) e não me emocionar ao lembrar de uma época tão bacana ! E os shorts de bainha virada da Dimpus ! Os jeans da Philipe Martin, uma febre total ! Ah...meus quinze anos, se eu pudesse usar isso tudo de novo (mas com um shape atual, claaaaaro)! É a moda como terapia, quase uma ferramenta de hipnose, uma regressão fashion !

ORIGEM DA FOTO: site style.com

Nenhum comentário: