Em anos de profissão como assessora de imprensa, especializada nas áreas de moda e beleza, minha vida tem sido um exercício fashion diário. Na busca insessante por notícia (boa notícia, aquela capaz de se sobressair em meio a tantas outras), analiso o mercado e percebo que algumas marcas fortes comercialmente esquecem que não sobreviverão, a longo prazo, exclusivamente de seus produtos, a não ser que, por si só, esses produtos já sejam notícia. E isto não significa seguir a tendência ou fabricar peças bem cortadas e de modelagem impecável. Significa ousar com vontade, criar com "criatividade", sem se preocupar se é vendável ou não. E quem faz isso hoje em dia ? Pouquíssimos... Até as grandes maisons internacionais estão deixando seus delírios criativos de lado em troca de coleções mais comerciais. A moda agora é vender e ponto final.
A questão é que se não há a diferenciação nos produtos, o que motiva o consumidor a escolher entre esta ou aquela marca ? A resposta é simples: a identidade da marca. É aí que entra o tão falado marketing. As vendas hoje podem estar em um bom patamar, mas de uma hora para outra um concorrente pode ameaçar esta posição. Mas isto só acontece se a identidade da marca é fraca e não está bem firmada no mercado. É exatamente a identidade da marca que desperta o desejo de compra e não simplesmente os produtos que oferece. Não existe consumidor fiel, existe consumidor induzido. Quem persuadir melhor, leva vantagem neste jogo.
Assim como os consumidores que precisam de motivação para entrar na loja e comprar, a imprensa também precisa desta mesma motivação para "comprar" uma idéia. Afinal, a concorrência de informação é grande ! Para maximizar os resultados e conseguir espaço atraente e relevante nós, assessores, nos esforçamos com boas idéias e muita informação, mas um marketing forte faz o resultado do nosso trabalho se multiplicar a olhos vistos e todos lucram com isso.
A intenção deste blog é dividir com todos os interessados no tema meus questionamentos e idéias (algumas boas, outras nem tanto assim....mas criatividade é isso, liberdade de pensamento, sem auto-censura). Então, boas inspirações para todos nós !
Patricia Villar
segunda-feira, 29 de março de 2010
O QUE EU QUERO DIZER COM ISSO...
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